5 de abril de 2010

Bacalhau com Três Purês de Batatas e Pimentão Assado




Bacalhau e purês:
1,5 kg de bacalhau cozido, sem pele, sem espinhas e dessalgado
600g de batata doce
600g de batata inglesa
600g de batata barôa
1 vidro de leite de côco
2 e 1/2 caixinhas de creme de leite
100ml de de leite integral (ou 1/2 copo)
sal e pimenta-do-reino a gosto

Pimentão:
3 pimentões sem pele
3 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de azeite
sal a gosto
Cobertura:

1/2 xícara de queijo ralado
1/2 xícara de farinha de rosca

Modo de preparar o pimentão

Leve o pimentão ao forno quente para assar. Aos poucos o pimentão começa a soltar a pele, tire do fogo e descasce os pimentões. Corte em tirinhas, tempere com o alho, o azeite e deixe na geladeira para pegar gosto por pelo menos 1 hora. É mais ou menos o tempo que leva para você preparar o bacalhau e os purês. Por isto, faça primeiro esta fase. Reserve.
DICAS:

1. Coloque os pimentões diretamente na boca do fogo, com um garfo comprido, rodando, até eles ficarem pretos, passe na água fria da torneira esfregando com os dedos e a pele sai imediatamente. Reserve.

Modo de preparar o bacalhau e os purês

O bacalhau já deverá ter sido desalgado, de um dia para o outro, trocando a água a cada 6 ou 8 horas. Desfie-o grosseiramente e tire as peles e as espinhas. Refogue, rapidamente (aproximadamente por 5 minutinhos), com 3 colheres de azeite, pimenta-do-reino a gosto.

Cozinhe em água e sal, separadamente, os três tipos de batatas. Passe-as no espremedor, também separadamente. Nas batatas doce e inglesa, acrescente meio vidro de leite de côco e 1 caixinha de creme de leite em cada, batendo bem com um batedor manual (fuet). Na batata barôa, acrescente 1/2 caixinha de creme de leite e 1/2 copo de leite integral, bata bem com um batedor manual. Verifique o sal. Não precisa levar ao fogo novamente, desde que o acréscimo dos liquidos sejam feitos enquanto as batatas estajam quentes. Vão ficar 3 purês de cores diferentes e lindas . Reserve.

Cobertura:

Junte o queijo com a farinha de rosca. Reserve.

Montagem:

Unte uma forma que vá para o forno, com azeite e farinha de rosca. Coloque uma camada de batata inglesa, 1/3 do bacalhau e metade do pimentão jogado por cima. Coloque uma camada de batata doce, 1/3 do bacalhau e metade do pimentão. Reserve algumas tirinhas de pimentão para enfeitar. Coloque uma camada de batata barôa e 1/3 do bacalhau. Acrescente a cobertura e leve ao forno prê-aquecido por 20 minutos. Enfeite com as tirinhas do pimentão reservado. Sirva bem quente.
http://banqueteselanchinhos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe os seus comentários, dúvidas ou até mesmo as suas sugestões...
Comentários ou perguntas de anônimos não serão publicadas, assim como propagandas ou links .
O Blog Pitacos Culinários agradece a sua visita e espera o seu breve retorno!

Beijos